CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 13 de março de 2009

O pecado da Gula...Bacalhau com Natas

Desde que vim morar sozinha e tive que vestir o avental e virar Amélia, descobri que tinha herdado um dom da minha mãe: o de cozinhar! Sim, eu mando bem na cozinha!!! Modéstia à parte, eu mando MUITO bem na cozinha! Herança da D. Vera, é claro, quem já comeu a comidinha dela sabe o que estou falando, é de comer de joelhos! Acho que outro fator importante é o carinho com que fazemos a comida, como cozinhar é um deleite e não uma obrigação para mim, a comida fica com um sabor especial!

Hoje vou postar uma receita muito comum aqui em Portugal, o Bacalhau com Natas (Creme de Leite). Achei essa receita na Internet e foi a melhor que eu já fiz até hoje! Ficou delicioso!!!! Como a lesma aqui esqueceu de tirar uma foto, "roubei a foto" do site que tirei a receita mas o meu ficou exatamente igual!


Ingredientes:
3 postas de bacalhau(4 se forem pequenas)
7 Batatas Grandes
2 cebolas
4 dentes de alho
azeite
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de maizena
4 pacotes de natas (Creme de Leite) pode ser 5 ou 6, depende do gosto da pessoa.
2 folhas de louro
pimenta
piripiri
noz-moscada
sumo de limão a gosto
1 pacote (200g) de queijo mozzarella ralado(tiras)
2 gemas
margarina para untar

Preparação:Cozinhe o bacalhau demolhado, em leite com as duas folhas de louro, mal levante fervura, tapa-se oa panela, apaga-se o fogo e reserva-se pelo menos 30 minutos assim. Descascam-se as batatas e cortam-se em palitos finos (tipo batata palha). Retira-se o bacalhau do leite(reservando o dito), retiram-se as peles e as espinhas e desfia-se. Fritam-se as batatas e escorrem-se sobre papel de cozinha. Picam-se as cebolas e os alhos e refogam-se no azeite. Quando a cebola estiver mole junta-se o bacalhau desfiado, tempera-se com pimenta e envolve-se. Coa-se o leite onde se escaldou o bacalhau e dissolve-se a maisena no mesmo. Junta-se o leite com a maisena dissolvida ao bacalhau, leva-se ao fogo e mexe-se com uma colher de pau até engrossar. Adiciona-se as natas (creme de leite) e tempera-se com noz-moscada, piripiri e um pouco de sal (cuidado com o bacalhau pode estar salgado, provem primeiro). Junta-se as gemas, uma de cada vez e mexendo rapidamente para não cozinhar em fiapos. Seguidamente meio pacote do queijo Mozzarella e envolvem-se as batatas fritas. Rega-se com sumo de limão(coloquei metade , mas depois de provar achei pouco e coloquei mais um pouco), prova-se e rectificam-se os temperos. Unta-se um pirex com margarina e deita-se lá o preparado de bacalhau. Polvilha-se com o queijo restante. Vai ao forno pré-aquecido a 200º até ficar coradinho por cima (+/- 30 minutos). Servir com salada verde e azeitonas.

Pode fazer-se isto de véspera e só levar ao forno no momento. Esta receita também resulta com frango cozido e desfiado, nesse caso têm-se de colocar mais sumo de limão para desenjoar.

Para as recém-casadas, como eu, fica a dica dessa receita maravilhosa!

Beijinhossss

1 comentários:

Rach disse...

Hummm .. bom esse negócio de ser boa na cozinha, hein ?! Parabéns !! Eu quebro o galho e gosto de fazer coisas diferentes(quando dá na telha!). Jurei que ia testar receitas depois que ficasse noiva, lá se foi 1 ano e nada ainda!! Ai, socorro !!!!
Bjs